Vida e Habitat do Peixe Betta

Vida e Habitat do Peixe Betta

Vida e Habitat do Peixe Betta

O fato do Betta normalmente ser encontrado em pequenas beteiras ou até mesmo potes de vidro cilíndricos esta imagem passa as pessoas que o minimo de cuidado já é o bastante para cuidar do seu peixe o que esta completamente errado, pois apesar do betta ser um peixe forte que consegue sobreviver em ambientes sem oxigenação e aquecimento esse não é o ideal para o peixe betta assim como para nenhum outro peixe ornamental.

Para um habitat ideal e garantia de qualidade de vida para o seu peixe procure sempre aquários maiores que 20 litros, de vidro e evite os aquários redondos, o ideal mesmo é o aquário retangular comum, também é importante prestar atenção na altura do aquário pois como o peixe betta capta oxigênio na superfície da água evite aquários com mais de 30 cm de altura, é legal também simular algum tipo de planta próxima a superfície onde o peixe pode descansar sem necessitar ficar subindo e descendo constantemente para respirar.

Apesar do peixe betta sobreviver em ambientes sem aquecimento, a falta de aquecimento fara com que o peixe se mantenha a maior parte do tempo imóvel isso porque ele precisa concentrar suas energias para manter a temperatura. Para que você não provoque isso ao seu peixe você pode comprar um aquecedor termostato que mantem a água em uma temperatura constante sem quedas e aumentos bruscos de temperatura, os aquecedores convencionais também podem ser usados mas eles não possuem um controle de temperatura e você ficará responsável por ficar de olho na variação de temperatura. Com o termostato mantenha a água em torno de 28 °C.

O PH ideal dessa especie é neutra, varia em torno de 7.0, evite águas com o PH muito alcalino ou muito acido. Na maioria das casas brasileiras a água da torneira chega com o PH em torno de 7 e portanto é a mais indicada. Porem a água de torneira possui metais pesados que necessitam ser retirados da água antes de receber o seu peixe, para isso utilize algum condicionador de água, facilmente encontrado nas lojas de aquário.

O uso do filtro de água é muito indicado, apesar da grande maioria das pessoas não a utilizarem existe uma grande diferença entre o peixe viver e sobreviver. Matéria orgânica em excesso pode tornar o ambiente tóxico para o peixe, e o filtro irá justamente filtrar essa matéria tornando o ambiente mais saudável.

O filtro precisa ser limpo constantemente pois acumula todas as matérias orgânicas, é muito aconselhável que o seu filtro possua também filtração biológica com as famosas pedras de cerâmica pois as bactérias que combatem a amônia estabelecem colonias nas cerâmicas sendo de extrema importância para a estabilidade do eco sistema do aquário.

Apesar de ser aconselhável o uso do filtro não podemos causar um grande fluxo de agua e causar um ambiente lótico no aquário, algo não apreciado pelo Betta, dificultando sua natação ou alimentação, principalmente para os Bettas domésticos que possuem longas caudas véu.

 

Veja Também:

Peixe Betta sente frio?

Reprodução do Peixe Betta

O Peixe Betta Dorme?

 

Comentários
email
4.8 (95%) 4 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Alan Silva disse:

    Muito bom esse site com essas informações

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.