Reprodução do Peixe Betta

Reprodução do Peixe Betta

Com certeza podemos dizer que a Reprodução do Peixe Betta é a parte mais interessante para todos que gostam de Peixes Betta. Acompanhe o guia que elaboramos com todos os passos para aumentar a sua família de bettas.

Inicialmente precisaremos fazer a escolha do casal, que deve ser feita da seguinte maneira:

  • O macho deve estar com mais de 6 meses de idade e já estar construindo o ninho na superfície do aquário,
  • A fêmea deve estar “gordinha”, alem disso também existe outras características, ela terá uma listra escura vertical em seu corpo e com um ponto branco na barriga.

Em outras palavras você precisa selecionar um casal de peixes Betta sexualmente maduros e sadios. 

Alguns dias antes do acasalamento procure alimentar os peixes com artêmia pois ela possui proteína e ajuda o peixe que nessa época acaba se desgastando muito.

 

Preparação do Ninho para a Reprodução do Peixe Betta

Para estimular o macho na construção do ninho siga os seguintes passos:

1-) Coloque algum espelho ao lado do aquário durante alguns minutos e retire,
2-) Além disso coloque a fêmea ao seu lado, pode ser tanto em alguma beteira que caiba dois peixes separados para eles irem se acostumando ou mesmo criar alguma barreira para separá-los dentro do aquário de criação, o importante mesmo é que eles consigam se ver porém não consigam se tocar.reprodução do peixe betta - como criar peixe betta

 

O aquário para reprodução do Peixe Betta deve possuir as seguintes características e itens:
– Aquário com capacidade em torno de 20 litros.
– Luminária
– Aquecedor e Termômetro (o ideal é um termostato para não haver mudança de temperatura)
– Folha de cartolina preta

Vamos começar pela montagem do aquário, o qual deve ficar em algum lugar que não esteja diretamente exposto ao sol, alem disso não coloque nenhum cascalho ou substrato no fundo do aquário.

reprodução do peixe betta - como criar peixe bettaFeito isso, coloque a cartolina no lugar onde fica o isopor, embaixo do aquário e em seguida coloque o isopor novamente, o objetivo disso é que o fundo do aquário fique preto pois facilita o beta visualizar os ovos que a fêmea expelir.

A coluna de água deve ficar por volta de 15 centímetros, e a água deve permanecer em média 27°C, para isso coloque o aquecedor e apenas tome cuidado com o termômetro para ele não ficar flutuando na água pois ele pode acabar destruindo o ninho, o ideal mesmo é utilizar um termostato que não deixa a água sofrer variação de temperatura.

Os peixes devem ficar se vendo porem sem se tocar durante uma semana mais ou menos, após isso e hora de juntar os dois, preste atenção pois provavelmente o macho ira correr atrás da fêmea tentando se mostrar para ela, apenas cuidado para que ele não machuque ela, outro cuidado na hora de juntar os dois e evitar balançar muito a água para não destruir o ninho, caso isso ocorra não se preocupe pois o macho ira refazê-lo, após soltar os dois saia de perto para que eles possam ficar a sós.


O acasalamento deve ocorrer em no máximo um dia, fique de olho pois o macho vai acabar batendo um pouco na fêmea, isso e normal porem as vezes a fêmea pode se machucar, caso ela aparente alguma nadadeira rasgada retire ela e tente novamente no próximo dia.

criação de peixe betta reprodução do peixe bettaAssim chega a hora em que finalmente o macho da o abraço nupcial na fêmea para ela expelir os ovos, assim que os ovos forem expelidos o macho ira correr atrás deles e pega-los com a boca para colocá-los no ninho, nesse momento a fêmea ira permanecer parada flutuando como se estivesse morta.

Após acabar o ritual retire a fêmea para evitar que ela coma seus próprios filhos, o ninho permanecera sobre os cuidados do macho que ira defender seus filhotes. Após 1 ou 2 dias os alevinos começam a nascer e irão ficar presos ao ovo, se algum cair o macho o coloca novamente la. Assim que os alevinos estiverem nadando na horizontal e necessário retirar o macho do aquário, pois agora e ele que pode comer seus filhotes.

 

Quando os alevinos estiverem nadando, ligue o aerador de água controlando o fluxo para que não gere correnteza no aquário. Alimentá-los é uma tarefa difícil, e possível achar em alguma Pet Shops um tipo de pasta que imita infusórios (água verde) de a pasta para os alevinos durante 2 semanas.
Depois desse período de 2 semanas você já pode começar a dar aos alevinos artêmias ou cascas de artêmias, em algumas Pet Shops existe também uma comida própria para alevinos. Para evitar o acumulo de lixo procure sifonar o fundo do aquário sempre que der.

A partir de agora comece a subir a coluna de água 1 centímetro por dia, mas continue com as trocas parciais de água, ao fazer a troca já aproveite para subir o nível da água, a partir da quarta semana você já pode dar aos alevinos artêmias um pouco maiores e comida esfarelada. Com cerca de 2 meses já e possível diferenciar os machos das fêmeas, essa é a hora de separá-los, machos um em cada aquário e as fêmeas podem ficar todas juntas em apenas um aquário de 20 litros.

– Você saberá identificar os macho das fêmeas pois o macho apresenta cauda maior e um comportamento mais agressivo, buscando marcar território
– Dependendo da quantidade de filhotes que sobreviverem você pode colocar as fêmeas no aquário onde houve a reprodução do peixe betta.

 

Todo aprendizado que adquiri sobre Reprodução do Peixe Betta aos longos dos anos foi no livro digital Livro Criando Bettas Sem Segredos, esse livro contém informações super interessantes para quem deseja iniciar uma criação de peixes bettas.

Realmente é um material de qualidade escrito por ótimos criadores de Peixe Betta.

Listamos também abaixo outras dúvidas sobre os Bettas que podem te interessar:

O que os peixes Betta comem?

Qual aquário ideal para o Peixe Betta?

Vida e Habitat do Peixe Betta

Comentários
email
4.6 (91.25%) 16 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.