Quanto tempo o Peixe Betta pode ficar sem comer

Quanto tempo o Peixe Betta pode ficar sem comer

Com as férias se aproximando, logo começamos a planejar as nossas viagens, quando lembramos, mas e o nosso peixe Betta? Quanto tempo o Peixe Betta pode ficar sem comer?

Como nós seres humanos necessitamos diariamente de comida, normalmente diversas porções ao dia, é normal nos questionarmos se o Peixe Betta necessita desta mesma frequência de alimentação.

Quando precisamos viajar, ficamos com um problema para resolver, ou deixamos o nosso peixe sem comida e torcemos para que ele esteja bem no nosso retorno ou procuramos alguma pessoa que possa fazer isso por nós durante nossa ausência.

Mas, ao certo, quanto tempo o peixe betta pode ficar sem comida?

Os animais na natureza não possuem como nós horários fixos para se alimentar, isso vai depender da oferta de comida e de outros fatores. Os peixes são animais de sangue frio e seu metabolismo reage de acordo com o ambiente, como regra geral, peixes que são de águas mais quentes necessitam de alimentação mais frequente do que os peixes de água fria. Peixes que são criados em lagos, tem o seu metabolismo mais acelerado no verão quando a água esta mais quente, e no inverno o seu metabolismo desacelera para economizar energia para se manter aquecido, já os bettas são de ambiente tropical e jamais deveriam ser criados em agua fria, apesar de muitos ainda cometerem este erro.

Apesar do betta conseguir sobreviver alguns dias sem comida, a palavra sobreviver é diferente da palavra viver, isso significa que o peixe apesar de muito sofrer ainda esta vivo, como uma planta sem água durante uma viagem, quando retornamos ela esta viva mas provavelmente murcha e com algumas folhas a menos.

Quando deixamos o peixe betta por um grande período sem comer, o corpo do betta começará a entrar em modo de sobrevivência, utilizando as reservas de energia do seu corpo para manter-se vivo. Isso pode ocasionar ao peixe uma situação de estresse muito grande, e causando problemas nos órgãos do peixe, alem de enfraquecer o sistema imunológico.

Hoje nas pets shops podemos facilmente encontrar alimentadores automáticos, esses alimentadores possuem um recipiente para reserva de uma quantidade de comida. Alguns modelos você pode programar para que ele despeje a comida de 12 em 12 horas ou de 24 em 24 horas, já outros modelos mais sofisticados podem ser programados por horário do dia, a maioria deles funciona com pilha então é importante certificar se a pilha esta boa para ser usada.

Alem da alimentação existem outros problemas ao deixar o peixe betta sozinho, tome cuidado para que o aquário esteja com algum tipo de cobertura para evitar que o peixe pule para fora do aquário, verifique também se todos os sistemas do aquário como termostato, filtro e timer estão funcionando corretamente.

Caso você tenha encontrado alguém para alimentar o seu peixe durante sua ausência procure passar a esta pessoa todas as instruções necessárias, na maioria das vezes a pessoa não esta acostumado e coloca comida em excesso, procure orienta-la da correta quantidade.

Por fim, caso você vá fazer uma viagem de final de semana onde o peixe ficará apenas um dia sem comer, é possível ser feito, muitos criadores dos bettas inclusive indicam que o peixe fique um dia na semana sem comer, isso ajuda a limpar no sistema digestivo do peixe betta já que é um peixe carnívoro.

 

Comentários
email
3.7 (73.33%) 3 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.