Peixe Betta em Aquário Comunitário – Pode colocar o Betta com outros peixes?

Peixe Betta em Aquário Comunitário – Pode colocar o Betta com outros peixes?

Hoje vamos falar um pouco sobre a convivência do peixe betta com outros peixes.

Podemos colocar o peixe Betta no mesmo aquário de outros peixes?

É comum nas lojas de aquários encontrarmos sempre o peixe betta sozinho em uma pequena beteira, sempre um separado do outro e sozinho nos aquários, mas apesar do peixe betta ter um comportamento agressivo e territorialista perante outros peixes Betta machos, com outros peixes ele consegue se adaptar e viver em comunidade, claro que para isso precisamos tomar alguns cuidados, vamos falar sobre os cuidados que precisamos ter para poder colocar o peixe betta com outros peixes no mesmo aquário.

Primeiramente para colocarmos o peixe betta com outros peixes em um aquário comunitário, precisamos analisar os peixes que já existem no aquário, existem algumas especies que podem ser perseguidas pelos bettas, como o caso dos lebistes, por terem uma calda grande, parecida com a do betta, ele pode ser confundido com um betta macho e ser atacado pelo betta.

peixe betta com outros peixes peixe betta em aquario comunitario

Também precisamos sempre analisar se os outros peixes do aquário tem o mesmo padrão de tamanho dos bettas, isso para evitar que ele acabe engolindo algum peixe pequeno ou alevino e ao mesmo tempo que não seja devorado por algum outro peixe como por exemplo um Oscar.

Outro problema é que alguns tipos de peixe acabam se atraindo pela cauda do peixe betta e começam a bicar a cauda do peixe, machucando muito o peixe.

Portanto concluímos que os peixes betta podem ficar junto com outros peixes, mas você deverá observar o comportamento de outros espécies que possam infernizar os Bettas ou vice versa, pois eles são lentos e podem ser atrapalhados por peixes mais rápidos.

Se você pensa em colocar o peixe betta em um aquário comunitário, voe deve se lembrar que eles vieram de águas com pouco movimento, desta forma ele sempre irá procurar um local onde a água não esteja se movimentando muito, podendo aparentar que esta se escondendo, o ideal é procurar um equilíbrio de movimento da água que agradem o betta e que também agrade os peixes que precisam de filtragem.

Um ultimo ponto para tomarmos cuidado é evitarmos aquários com mais de 30 cm de altura, isso gera uma grande dificuldade para o betta respirar necessitando ir a´te a superfície diversas vezes para troca de oxigênio.

E quanto as Bettas fêmeas?

As bettas fêmeas também podem ser colocadas em aquários comunitários que conseguem se adaptar, porém sempre com os cuidados necessários que já expusemos durante este artigo. Existe uma outra opção que é misturar peixes bettas machos e fêmeas, nesse caso, sempre devemos ter apenas UM peixe betta macho para várias fêmeas, nunca coloque dois machos no mesmo aquário.

Comentários
email
5 (100%) 3 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.