Peixe Betta com a Barriga Inchada

Peixe Betta com a Barriga Inchada

Um peixe betta com a barriga inchada pode ser muito perigoso para a saúde do seu peixe, por isso resolvemos criar este conteúdo tentando ajudar a todos que estão passando por este momento com o seu Peixe Betta.

Não é normal um Peixe Betta com a barriga inchada, e o motivo pode variar entre algumas opções, vamos a elas.

Primeiramente o seu peixe pode estar com prisão de ventre (constipação intestinal), isso ocorre normalmente por conta de alimentação de baixa qualidade, neste caso o peixe fica tentando digerir aquele alimento mas seu estomago tem dificuldades em processa-lo e o peixe vai ficando inchado, por isso você precisa agir rapidamente, procure primeiramente trocar a alimentação e evitar as comidas de “bolinhas”, procure também variar a alimentação utilizando comida viva como Artêmias. Procure reparar se o peixe esta defecando após você ter trocado a alimentação.

O segundo motivo que pode estar causando o Peixe Betta com a barriga inchada, é a Hidropsia, uma doença muito perigosa para o Peixe Betta, o sintoma mais conhecido dessa doença é as escamas eriçadas e o corpo inchado se concentrando na barriga, isso ocorre por conta de retenção de líquidos e é causada por bactérias Aeromonas. Quanto mais o peixe fica inchado mais os órgãos vão se comprimindo, afetando o funcionamento dos órgãos.

A Hidropsia pode ocorrer por vários motivos, entre eles:

  • Ausência de filtro, ou filtro de baixa potência
  • Aquários pequenos com pouco espaço para o peixe
  • Amônia
  • Alimentação de má qualidade
  • Temperatura Alta
  • Aguá Leitosa

Tratamentos para a Hidropsia:

Existem muitos aquaristas que dizem que a Hidropsia não tem cura, porem existem relatos de pessoas que conseguiram curar seus peixes dessa doença, portanto não devemos deixar de tratar o nosso peixe.

O Banho de Sal Grosso é uma das opções que você pode tentar, porem este deve ser realizado de forma correta, pois é muito perigoso para o peixe. Evite o sal grosso de churrasco pois ele contem iodo, se você tiver acesso ao sal sem iodo prefira este, uma unica colher de chá de sal grosso para cada 10 litros de água, isso pode ajudar a matar as bactérias. Lembrando que não podemos fazer indicações de tratamentos, você como dono do peixe decide qual tratamento irá iniciar, nosso intuito é apenas conceder as informações a quem esta em busca de curar o seu peixe desta doença.

Medicamentos indicados para tratamento da Hidropsia:

  • Baktopur Direct da Sera
  • Furanol da JBL
  • Bacter da Labcon
  • Metronidazol (Flagyl), encontrado em farmácias, utilizar o de 250 mg

 

Esperamos que você consiga eliminar as bactérias e curar o seu peixe, ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Comentários
email
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Janine Chicrala disse:

    A minha peixe beta está com as escamas orisadas e com a barriga inchada , tenho trocado a água do aquário todos os dias, tirei as pedrinhas , tenho observado que não está evacuado, o que devo fazer?

  2. Paula disse:

    Hoje quando acordei meu peixe Betta comeu e estava tudo bem , lá pras 14h o aquário estava cheio de formigas e ele estava com a parte de cima flutuando como se estivesse com ar dentro .. Nada para o fundo mais bóia rapidamente e fica se debatendo querendo ir pro fundo e não consegue .. o Abdômen dele estava inchado e com uma cor branca, troquei a água do aquário rapidamente, tirei as formigas e a cor voltou ao normal. Mais ainda está um pouco inchado e ele boiando com uma parte da parte de cima pra fora da água, lutando pra ir pro fundo mais sempre bóia de volta !! Oque fazer ? Me ajuda

  3. Samuel Pereira disse:

    ótima explicação! Entendi tudo e sempre que precisar, porei em prática as suas informações

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.